IZABEL CRISTINA AIRES LIMA
Enviada em May 27 2009 10:16:54:000PM
Torixoréu – MT, 27/05/09
O TRABALHO POR PROJETO DIDÁTICO
Izabel Cristina Aires Lima
“Em se tratando dos conteúdos, a pedagogia
de projetos é vista por seu caráter potencia-
lizador da interdisciplinaridade, (Prado, p.15, 2005).”
Na Escola Estadual Febrônio Rodrigues trabalhamos com os alunos dependendo da fase e do ciclo com concursos, tanto interno como a nível estadual ou nacional. E o projeto didático aqui exposto foi elaborado por mim para que a turma da 2ª Fase – 2º Ciclo “A” (5º Ano) com trinta e três alunos participasse do X Concurso Nacional do SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) encerrado dia 17/05/09, com o tema “A família na prevenção ao uso de drogas.” Envolvendo assim, as áreas de Linguagem e Ciências Humanas e Sociais. Com objetivos, conteúdos e desenvolvimento pré – estabelecido em tempo estimado de quinze aulas.
O tema foi organizado e tratado desde a busca por textos que relacionava – se com o assunto, quais recursos didáticos utilizar até sua produção final, com os seguintes tópicos:
* objetivos - participar do X Concurso Nacional de Cartazes do SENAD.
- Utilizar estratégias de leitura (seleção, antecipação, verificação) para localizar informações em textos: poemas, jornalísticos, informativos (definições) relacionados à família e a drogas.
- Valorizar o papel da família no convívio familiar e social. - Compreender o perigo que o uso de drogas pode causar ao corpo e a mente de uma pessoa.
- Elaborar respostas orais e escritas/desenhos baseando – se nas informações lidas e compreendidas, relacionando seu próprio conhecimento e os assuntos discutidos.
- Produzir o cartaz para concorrer no concurso do SENAD.
* Conteúdos - Leitura de textos.
- O papel da família.
- Definições sobre drogas.
- O vício envolvendo alguns tipos de drogas.
- Desenho orientado.
* Material necessário - cópias de textos sobre o assunto.
- revistas.
- computador/internet.
- quadro negro.
- giz.
- lápis de cor, giz de cera ou tinta guache.
- dicionários.
* Desenvolvimento – foi desenvolvido em etapas envolvendo vários dias para leitura dos textos e resolução de atividades.
* Avaliação – que envolvia leitura, escrita de frases e produção de desenho relacionado ao que produzia e a criação do produto final, que era o cartaz.
Os textos apresentados e discutidos com os alunos envolveram poemas retirados de livros didáticos, frase pronunciada na novela Caminhos das Índias – capítulo do dia 20/03/09, texto e exercícios do Programa PROERD (Programa de resistência às drogas e à violência, 2000), reportagens das revistas Carta na Escola de fevereiro de 2009 e Veja de19/11/08, livro Maçonaria Contra as Drogas – A Favor da Vida – ed. 2006 e pesquisa na internet com site previamente definido.
As discussões envolveram desde a leitura dos textos, a resolução das atividades em forma de frases e desenhos, o acesso ao site para a leitura de texto verbal e não – verbal com a produção de um relatório, uma vez que o produto final seria uma imagem que abordasse o tema do concurso.
As atividades transcorreram entre os dias 19/03/09 a 15/04/09. Em alguns momentos deu para perceber que os alunos apesar de fazerem as tarefas estavam enfrentando problemas como seguir as regras estabelecidas, como na questão do tempo gasto, às vezes, apresentadas por eles mesmos. Talvez isto acontecesse devido ao fato de não estarem acostumados com regras e objetivos definidos quando se trata de concurso, precisando observar com mais atenção essas dificuldades.
Contudo, o trabalho foi gratificante porque mais uma vez consegui trilhar e ajudar os alunos que estão na minha responsabilidade a discutir e fazer tarefas envolvendo temas de ordem social como o aqui exposto.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
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