Enviada em May 15 2009 09:00:09:000PM | |
Torixoréu - MT, 15/05/09 QUEM SOU COMO PROFESSORA E APRENDIZ? Izabel Cristina Aires Lima Fazemos parte de uma dinâmica social e institucional que a cada desafio que nuns é colocado exigem mais e mais de nosso papel enquanto formadores de opinião. Não só como aprendizes, mas como mediadores do conhecimento sistematizado, porque ao passo que aprendemos também ensinamos. E apreender e se beneficiar das informações veiculadas não só na escola como em qualquer outro local é lidarmos com um emaranhado de informações em questão de minutos e reorganizado em pouco tempo quando se trata das tecnologias da informação e comunicação. Um exemplo disso são as propagandas e programas televisivos. Para compreendermos e analisarmos uma propaganda tente prestar atenção não só na imagem como também no texto escrito na tela ou na fala em forma de música. Para fazer um teste de análise, preste atenção na propaganda da Coca-Cola... Quais conhecimentos teriam que utilizar para analisá-la? Vocês vão perceber que não são poucas as informações que precisaríamos e, uma delas seria a qualidade do seu poder de concentração para observar e analisar o que é transmitido... Portanto, enquanto professoras/professoras precisamos conhecer, ouvir, observar, compreender, analisar e saber como conduzir o conhecimento organizado no espaço escolar. Isto é fácil? Creio que não, porque como destaca José Armando Valente no texto Aprendizagem continuada ao longo da vida o exemplo da terceira idade, “aprender significa o aprendiz ser capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimento já adquiridos na atribuição de novos significados e na transformação da informação obtida, convertendo - a em conhecimento, p.35, Quando conseguimos transformar o saber acumulado em algo novo é porque passamos por vários momentos de análise sobre algo ou sobre determinado objeto. Comigo isto acontece, penso, procuro informações, busco fios de conexão sobre o que está incomodando, folheio livros, leio, às vezes pergunto para o meu próprio pensamento – o que é isto? Onde ouvi ou vi sobre o assunto? O que realmente quero? Enquanto não acho uma possível resposta, a pergunta aparece várias vezes no pensamento. Então quando lido com o conhecimento dos alunos/alunas que estão na minha responsabilidade, tenho o hábito de ler para eles/elas, perguntar sobre o tema estudado e ouvi – los. Mas encontro dificuldade de como sensibilizar os alunos a ouvir o que os colegas ou a professora tem a dizer. |
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
atividade do eproinfo
IZABEL CRISTINA AIRES LIMA
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